Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 00:16

Quatis - 20/05/2019 | 10h09m

Saúde divulga índice de infestação do mosquito da dengue

O percentual de infestação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya constatado pelo LIRA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizado de 6 a 10 de maio, ficou abaixo de 1%. O resultado é considerado satisfatório nas ações de prevenção e combate à formação de focos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estas ações são desenvolvidas diariamente no município por seis vigilantes sanitários e cinco agentes de endemia do Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental da prefeitura de Quatis.

No entanto, o resultado satisfatório do levantamento não significa a inexistência de focos do mosquito transmissor da dengue na cidade. Normalmente, são promovidos quatro edições do LIRA nos municípios fluminenses, por amostragem, num número determinado de trechos das cidades, determinado pela Secretaria estadual de Saúde. No levantamento ocorrido neste mês em Quatis, foram feitas inspeções em 477 residências de diversos bairros da área urbana, o que representa cerca de 10% da quantidade total de imóveis vistoriados pelo menos uma vez a cada período de dois meses.

O índice de infestação ficou em 0,2%. Segundo a tabela do LIRA, os percentuais medidos nos municípios podem ficar abaixo de um por cento (resultado satisfatório); de um a 3,99% (situação de alerta) e mais de 3,99% (situação de risco).

- Durante as inspeções do LIRA foram eliminadas pelos nossos agentes quatro larvas do mosquito Aedes aegypti, três deles no bairro Jardim Pollastri e o outro no bairro Nossa Senhora do Rosário. Os cuidados precisam ser cada vez mais redobrados por parte da população, principalmente evitando objetos com água parada, ambiente muito propício à formação de focos da doença - declarou a coordenadora de Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Marta Maria da Silva Pires.

Segundo Marta, nas visitas domiciliares, os agentes de endemia e os vigilantes sanitários orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a formação dos focos e eliminam os objetos com água parada, além de eliminarem imediatamente as larvas por ventura detectadas durante as inspeções. Os agentes de saúde inspecionam ainda o cemitério municipal, ferro-velho e estabelecimentos que armazenam pneus.