Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 18:13

Quatis - 17/04/2019 | 09h46m

Guarda Municipal distribui folhetos sobre penalidades por infrações

Em mais uma ação visando informar a população que até o final do mês iniciará a aplicação das penalidades previstas na legislação federal contra infrações no sistema viário, a Guarda Municipal realiza nesta semana a distribuição de folhetos informativos aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres na área urbana do município.

O folheto vai destacar a importância do respeito às normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, alertando que, no caso de flagradas pelos agentes da corporação, as infrações vão ser punidas com as penalidades previstas em lei.  Desde o mês passado, a Guarda Municipal iniciou uma campanha de orientação com o objetivo de esclarecer à população que a fiscalização no trânsito seria intensificada também mediante a emissão das medidas relacionadas no Código de Trânsito.

A campanha de orientação começou através dos meios de divulgação institucional da prefeitura, entre elas as páginas oficiais da administração municipal na internet (site) e no facebook, cujos endereços, respectivamente, são os seguintes: www.quatis.rj.gov.br e prefeitura, além de reportagens publicadas pelos jornais impressos, emissoras de rádio e canais de televisão com alcance na cidade:

- A campanha informativa pelos meios de comunicação institucional e a imprensa de uma maneira geral vai continuar, assim como o trabalho de orientação em andamento por parte dos agentes que atuam na vigilância e no controle do trânsito junto ao cidadão. Agora, vamos reforçar este trabalho educativo com o apoio de um folheto informativo. É importante lembrar que a proposta do município não é sair aplicando multas. O nosso objetivo é conscientizar os moradores que o respeito às leis de trânsito ajuda a diminuir os riscos de acidentes e a preservar o bem mais valioso de todas as pessoas: a vida - declarou o comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista.

No caso da aplicação das penalidades por parte da corporação, os proprietários de veículos poderão apresentar recursos junto à JARI (Junta Administrativa de Recursos Infracionais), que funcionará na Rua Francisco Balbi, 53 (rua do Hospital São Lucas), de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Os três membros titulares da JARI para avaliar os recursos apresentados foram nomeados através de portarias assinadas pelo prefeito Bruno de Souza (MDB). Os recursos vão ser julgados segundo a ordem cronológica de apresentação.

- Lembramos que os agentes da corporação já estão habilitados para emitir as penalidades estabelecidas em lei, através de um convênio com o DETRAN - RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) - declarou o comandante da Guarda Municipal, acrescentando que nesta terça-feira, 16, os guardas passaram por mais uma capacitação visando atuar na fiscalização do trânsito. A capacitação desta vez ocorreu no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário).