Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 09:31

Três Rios - 20/03/2019 | 09h55m

Três Rios promove audiência pública para o transporte coletivo

Após décadas do serviço de transporte coletivo funcionando na cidade sem licitação, a prefeitura promoveu uma audiência pública para discutir a concepção do novo plano de reestruturação do sistema de transporte coletivo.

Em 2003, o Ministério Público determinou a realização de licitação do transporte público no município, de acordo com a Constituição Federal que determina que as permissões ou concessões devam ser feitas sempre através de licitação. No entanto, a concorrência pública nunca foi feita na cidade. Em 2015, uma audiência pública sobre o assunto chegou a acontecer, porém sem resultados efetivos.

No atual governo, a licitação é prioridade do prefeito Josimar Salles. "Há muitos anos a comunidade cobra que aconteça a licitação. Não cabe a nós definir qual empresa irá vencer a concorrência, mas definir as regras para que a licitação ocorra de forma correta, legal e transparente. Reconhecemos o empenho da Transa que ficou oito anos sem reajuste da tarifa, o que levou a empresa quase à falência. No entanto, nosso objetivo não atende aos interesses de qualquer empresa, mas sim da população, garantindo um transporte de qualidade com preço justo", destacou o prefeito.

Atualmente são 26 linhas e 9 sublinhas que fazem um trajeto mensal de 291 mil km. Durante a audiência, o público apresentou questionamentos e sugestões sobre o transporte coletivo na cidade, com relação a trajetos e horários das linhas, qualidade do serviço prestado, condições dos ônibus, atendimentos aos passageiros, etc.

Um estudo sobre o sistema de transporte no município foi apresentado pelo mestre e doutor em Engenharia de Transportes, Gilmar Oliveira. Entre os conteúdos abordados estavam a bilhetagem eletrônica, o sistema de acompanhamento e controle, a rede de linhas, o sistema de tecnologia embarcada (GPS, wi-fi, etc), a idade média da frota. O custo da tarifa é relacionado ao tipo de serviço prestado.

Os vereadores presentes no evento elogiaram a iniciativa do prefeito ao realizar a audiência, uma vez que esse problema se arrasta há anos. A audiência contou com a presença do presidente da Câmara, Rogério Camarinho, dos vereadores Clecinho, Cláudio Pereira, Fabiano Oliveira, Juarez de Souza, Luiz Alberto, Nilcélio Sá, Dr Robson, Rozemar Guezo, Telmo Cardoso; da procuradora municipal  Dra Valesca Oliveira, do subprocurador Dr. Márcio Malafaia; do presidente da Comissão de Licitação, Matthaus Mello; e de representantes das empresas Transa, T''Trans e Progresso.

A próxima etapa será a finalização do edital, publicação e licitação.