Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 11:20

São Paulo - 15/02/2019 | 15h07m

São Paulo terá chuva forte no fim de semana

A semana termina com expectativa de tempo instável, muita variação de nebulosidade e pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo por conta de instabilidades no alto da atmosfera.

O desenvolvimento de um corredor de umidade influenciado por uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região é o que potencializa a chuva no norte de São Paulo onde há riscos para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo.

No estado paulista, há chance para chuva significativa, especialmente entre a região metropolitana e o litoral no período da noite. Os acumulados devem ultrapassar a casa dos 70mm na capital paulista, não se descartando o risco para transtornos como alagamentos.

Acumulado dos últimos dias
Na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, choveu 118,2mm neste mês, o que falta 52,0% para chegar aos 246,2mm da sua climatologia. Mesmo assim, já é o fevereiro mais chuvoso em 2 anos na cidade de São Paulo, passou os 102,2mm em fevereiro de 2018, mas não superou os 127,3mm de 2017.

Fim de semana
No sábado, 16, a chuva persiste em toda a região Sudeste, especialmente entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde ficam concentrados os maiores acumulados. Não se descarta a chance de temporais com trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo.

Vale ressaltar que no litoral norte paulista, apesar dos acumulados serem menos expressivos, não se descarta a chance para novos episódios de deslizamentos de encostas devido ao solo já encharcado.

Domingo, 17, as instabilidades perdem força e o volume de chuva diminui em São Paulo, porém a baixa pressão atmosférica ainda mantém bastante nebulosidade e condição para pancadas de chuva isolada mais ao fim do dia. No oeste de São Paulo a semana ainda começa com risco de temporal.