Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 03:17

Barra do Piraí - 15/02/2019 | 14h55m

Defesa Civil em alerta contra chuvas fortes de Verão

A Secretaria de Defesa Civil, se antevendo a problemas ocorridos por conta das fortes chuvas que costumam cair no Verão, está em estado de alerta sobre os fenômenos climáticos desta época do ano. Cortada por dois rios e dentro de um vale, o município apresenta tais riscos em potencial, tanto aos ribeirinhos quanto aos que vivem debaixo de encostas, no diferentes morros da cidade. E com a chegada da estação das chuvas, é preciso ficar mais do que de sobreaviso.

Situada no Vale do Paraíba Fluminense, Barra do Piraí - nesta época do ano - sofre com o aumento das chuvas e dos índices, consequentemente, das cheias dos rios. De acordo com um dos agentes da Secretaria de Defesa Civil, Márcio da Silva Santos, as ocorrências relacionadas a desastres naturais em maior número são em virtude de deslizamentos de solo, porque a cidade atravessa um período com pouca pluviosidade, o nível dos rios não tem atingido volumes maiores que causem transtornos.

“Mas devemos sempre estar atentos a esta ameaça, que é real. Jogar o lixo sempre nos locais corretos são medidas que devem ser tomadas para evitarem-se alagamentos. Quanto às encostas, deve-se evitar a ocupação e escavações, pois são fatores que elevam os riscos. A maior parte dos deslizamentos ocorre devido a cortes irregulares nos morros, feitos pelos próprios moradores, que, assim, acabam expondo-se ao perigo e até mesmo podendo se ferir”, completou Márcio.

Márcio explica porque o Verão, onde a característica é quase todos dias ter chuvas, vem fugindo à regra em 2019. Segundo os institutos de meteorologia, o mês de janeiro foi marcado por um fenômeno climático que dificultava a entrada de massas frias e úmidas em quase toda região Sudeste, “tornando os dias com temperaturas bastante elevadas e com pouca umidade”. Segundo os registros da Defesa Civil Municipal, com índices desde 2007, o mês de janeiro de 2019 foi o que registrou o maior número de dias sem chuvas.

“Mas, não o mais seco. Em 2019, houve um total pluviométrico de 173,8mm, enquanto em 2015 houve um registro de apenas 114,8. Os monitoramentos efetuados pela Defesa Civil são constantes e diários, mesmo em dias secos. É característica do Verão as tempestades repentinas, que podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo. Então, o acompanhamento das previsões meteorológicas e imagens de radares são importantes”, alerta Márcio.

O agente faz um alerta sobre construções irregulares e a necessidade de um acompanhamento profissional em caso de novas obras em locais, principalmente, que não possuem segurança. “Quaisquer obras a serem executadas devem sempre ser acompanhadas por um profissional habilitado, segundo estudos e projetos que garantam a segurança. Devem também sempre estar licenciadas nos devidos órgãos competentes. São medidas necessárias que todos devem ter para até mesmo evitar acidentes, expondo a própria vida e de sua família em risco”, pondera.

Além de monitorarem áreas irregulares ou construções em riscos, agora, com o avanço da tecnologia - sobretudo a da informação -, Márcio faz um alerta dando conta que também é preciso combater as chamadas “fake news”. Uma delas dá conta de que fevereiro poderia ser ainda mais quente que janeiro. O profissional frisa que as pessoas precisam ficar atentas aos órgãos competentes, que recebem a todo instante informações meteorológicas, sempre através de consultas a institutos de estudos voltados a esta área, como as do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC,).

“Os chamados fakes news circulam pelas redes sociais e acabamos acreditando nos mesmos, por terem sido nos enviados por pessoas as quais confiamos. E devido à rapidez com que circulam, acabam mesmo por causar preocupação nas pessoas. Neste caso específico, foi criado num período em que as temperaturas estavam elevadas há dias, o que contribuiu para o alarde. A população, ao receber informações e notícias recebidas através de redes sociais, deve sempre verificar a veracidade das mesmas em fontes seguras”, frisa Márcio, desmentindo tal informação sobre o mês de fevereiro e pedindo que a população fique atenta às informações oficiais.

O agente ainda relembra do serviço de envio de mensagens, por SMS, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil. É um trabalho que alerta quanto a possível ocorrência de chuvas mais volumosas. Basta enviar o CEP de sua rua para o número 40199. Uma curiosidade ainda foi possível elencar pelos agentes da secretaria em Barra do Piraí. Qual seria o ano mais chuvoso, e com registros naquele departamento?

“O ano mais chuvoso foi 2008, quando choveu, de janeiro a dezembro, 1.627mm. E o ano menos chuvoso, 2007, com apenas 771mm. Em 2019, choveu um total de 233mm. Vamos curtir o verão, sempre com segurança e proteção. O Verão é um período agradável, sob certos aspectos. Muitos viajam para locais onde há praias. Importante sempre estarmos atentos às previsões meteorológicas para garantir a segurança. Importante também adotarmos, como prática, constante medidas, como somente jogar lixo nos locais apropriados, evitando que obstruam as redes hidráulicas e rios, pois assim estamos minimizando a ocorrência de alagamentos”, finaliza Márcio.