Terça-feira, 16 de abril de 2024 | 09:02

Matérias - 15/02/2019 | 14h47m

Quatis retira barreiras em duas estradas rurais

Quatis
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural foram mobilizadas para retirada de barreiras que caíram em duas estradas rurais. Uma das estradas afetadas pelo problema foi a que liga o distrito de São Joaquim (Quatis) ao distrito de Amparo (Barra Mansa). A outra se localiza no distrito de Falcão. Uma máquina retroescavadeira e um caminhão apoiaram os operários na retirada das barreiras.

Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB), os chamados provenientes da zona rural estão entre as prioridades da administração municipal para os atendimentos de emergências provenientes das chuvas. A queda de barreiras nas duas estradas não chegou a interditar a passagem de veículos, especialmente dos caminhões responsáveis pelo escoamento da produção leiteira.

A determinação do prefeito em priorizar o atendimento aos transtornos nas estradas rurais devido às chuvas, foi adotada justamente com objetivo de garantir as condições de tráfego nestas vias, assegurando dessa maneira o transporte da produção leiteira, atualmente a atividade principal da economia do município.

- O censo agropecuário realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre outubro de 2018 e fevereiro de 2018 constatou que a produção anual de leite em Quatis ultrapassa a quantidade de 11 milhões de litros. Esse fato, por si só, justifica a necessidade de manter as estradas em condições de tráfego, uma vez que o setor agropecuário tem impactos diretos na economia do município. Mas precisamos assegurar também a circulação de veículos devido ao sistema de transporte escolar e a locomoção dos moradores, daí a nossa prioridade para as situações de emergência nas estradas rurais - disse o prefeito.

O maquinário disponibilizado pela prefeitura no caso de atendimento às chamadas emergenciais vindos das estradas rurais inclui quatro máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e três caminhões. As informações sobre queda de barreiras, deslizamento de terras, obstrução de bueiros e outros problemas comuns no tempo das chuvas devem ser feitas pelos telefones 3353-2919 (de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas) e 3353-6266 (24 horas por dia). As duas estradas rurais onde foram registradas quedas de barreira na noite de terça para quarta-feira (São Joaquim-Amparo e uma via em Falcão) vão receber mais uma vez, a colocação de escória nos trechos mais críticos.

O prefeito lembrou que ao longo do ano de 2018, a prefeitura realizou serviços de manutenção e conservação em praticamente todos os cerca de 300 quilômetros do itinerário de estradas rurais em Quatis, principalmente nas regiões de São Joaquim, Falcão, Joaquim Leite, Santana, Bom Retiro, Glicério, Morro Grande e Fazenda Roma, entre outros. No começo do ano passado, por exemplo, pelo menos 350 quilômetros de escória foram colocados em várias estradas rurais.

Mesmo com a prioridade para o atendimento dos casos de emergência no período das chuvas, que normalmente vai de outubro a março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural iniciou esta semana o reforço na conservação da Estrada do Birro, na região de Joaquim Leite. A continuidade dos serviços nesta via depende das condições do tempo, mas a prefeitura pretende concluir a etapa atual dos serviços ainda neste mês. Os serviços vão ser realizados nos nove quilômetros da via. Doze operários estão mobilizados para a execução dos trabalhos. As equipes atuam com apoio de uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e dois caminhões.

Foto: PMQ