Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 04:58

Resende - 10/12/2018 | 08h19m

Resende zera fila para exames de eletrocardiograma

A prefeitura realizou sábado, 8, um mutirão de saúde para zerar as filas de espera para a realização de exames de eletrocardiograma. A iniciativa aconteceu na Nova Santa Casa, e atendeu cerca de 80 pessoas que aguardavam pelo procedimento há algum tempo e seriam atendidas apenas nas últimas semanas do ano. De acordo com a direção da unidade, os pacientes foram comunicados individualmente sobre a antecipação dos exames e com a finalização da fila de espera, a marcação dos exames passará a acontecer conforme a demanda, respeitando as necessidades dos pacientes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa agilizar o atendimento, já que o procedimento tem uma grande procura em todas as unidades de saúde, com pacientes oriundos de vários bairros, principalmente aqueles que estão aguardando por cirurgias cardiológicas, já que o exame faz parte do risco cirúrgico. Ainda segundo a Secretaria, durante o mutirão, duas profissionais foram deslocadas exclusivamente para atender os pacientes e a Nova Santa Casa foi o local escolhido para abrigar a ação por possuir os equipamentos necessários e também por estar localizada numa região central, de fácil acesso aos pacientes.

- Neste sábado, atendemos os pacientes que têm exames marcados do começo do mês até o próximo dia 21 de dezembro. Nosso objetivo é liberar as vagas no sistema para que novos pacientes consigam marcar o eletro para o início do próximo ano - disse o secretário Alexandre Vieira, explicando que, a cada hora, cerca de 20 pessoas foram atendidas durante o mutirão.

De acordo com a direção da Nova Santa Casa, os pacientes que tiveram os exames antecipados para foram comunicados ao longo desta semana. No entanto, vários pacientes que estão na fila para a realização dos procedimentos não atualizaram seus contatos, o que acabou dificultando a comunicação. Em função disso, a iniciativa atendeu nas primeiras horas do dia, os pacientes que mantiveram seus números de telefone atualizados.

- É muito importante que a população mantenha seu cadastro atualizado nas unidades de saúde, pois no momento em que são decididas as datas dos mutirões precisamos comunicar todos os pacientes, como foi o caso do mutirão oftalmológico e de outros realizados pela Secretaria de Saúde. Desta forma, conseguimos normalizar as demandas, diminuir as filas de espera e agilizar os procedimentos para as pessoas que mais necessitam - finalizou o secretário.