Sábado, 20 de abril de 2024 | 06:50

Matérias - 10/12/2018 | 07h27m

Ednardo participa do lançamento de livro feito por alunos

Pinheiral
O prefeito Ednardo Barbosa, participou com a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, do lançamento do livro “Pinheiral a cidade da gente”, no salão do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. O projeto consiste num livro contendo histórias escritas por alunos da rede municipal sobre Pinheiral, em relação à história e a cultura da cidade realizado em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a empresa MRS Logística.

Cerca de 2.500 livros serão entregues à Secretaria Municipal de Educação para serem distribuídos nas escolas municipais, para os alunos, munícipes e biblioteca municipal. O projeto teve o objetivo de valorizar a história da cidade e ser uma via para a autoestima e a realização pessoal dos alunos da rede municipal de ensino.

“Fico muito feliz em poder participar deste momento marcante, ainda mais sendo eu, fruto da escola pública. Sempre acreditei no potencial dos profissionais da nossa rede e, hoje estamos colhendo o que plantamos. Este livro, além de fortalecer a rede municipal de ensino também fortalecerá a história da nossa cidade e servirá como apoio para aqueles que ainda não a conhecem”, disse o prefeito.

A vice-prefeita, destacou a importância do contato que as futuras gerações terão com o livro e as histórias registradas nele. “Esse livro vai oportunizar a rede municipal de ensino do município a ter contato com nossa verdadeira história, porque a do livro ‘Pinheiral a história que o povo conta’, que foi elaborada também em outro projeto realizado por nós, a gente conhece, mas essa foi registrada por um agente muito especial que é aluno da rede municipal de ensino. Este momento é muito importante para a educação municipal e também para os cidadãos do município”, disse Sediene.

O livro foi escrito a partir de histórias e poemas escritos por alunos da rede municipal em parceria com o escritor José Santos e o editor Otávio Nazareth. O escritor destacou a participação das escolas no projeto. “Foi muito emocionante ver a participação das escolas neste projeto. Dá uma esperança muito grande para gente, que trabalha na literatura. Se você incentiva os jovens talentos nas escolas, eles aparecem. Nosso caminho neste livro é a educação patrimonial, é fazer com que as crianças olhem para o patrimônio do município e se orgulharem de nossa ascendência, do que a gente planta e come”, disse José Santos.

O editor, Otávio Nazareth, destacou que a história do município servirá de aprendizado para as próximas gerações. “A história escrita aqui é a história do nosso país, quando estudamos, por exemplo, o ciclo do café e escravidão que aconteceram aqui e tiveram desdobramentos que moldaram nossa sociedade atual. A educação patrimonial representada no livro traz justamente o que chegou da nossa história nos dias de hoje e vai permitir os alunos a valorizar, entender e se colocar em relação a isso”, disse Otávio.

A gerente geral de relações institucionais da empresa MRS Logística, Rosa Cassar, se emocionou ao ver o resultado do projeto. “É um enorme prazer ver o resultado deste livro feito pelos e para os alunos da rede municipal. A importância retratada nessas linhas retratadas no livro é o desenvolvimento da cidadania dos alunos e amor pela cidade”, disse.

No total, 10 escolas da rede municipal estiveram envolvidas no projeto, sendo elas: E.E.M. Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Maria do Carmo Fadul Ferreira, Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, Miguel Barbosa Junior, Coronel Laudelino Alexandre da Silva, Domingas Alves Ferreira, Rosa Conceição Guedes, Três Poços, Manoel Teixeira Campos Junior e Paulo Freire.

Fotos: PMP