Terça-feira, 23 de abril de 2024 | 06:10

Matérias - 21/09/2018 | 18h57m

Prevenção ao Suicídio é tema de conversa no Espaço Z

Resende
A prevenção ao suicídio, que está ganhando mais atenção e destaque neste mês, em função da realização da campanha “Setembro Amarelo”, será o tema de uma roda de conversa que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove segunda-feira, 24, no Espaço Z. A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Saúde Mental e pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), terá início às 19h, com a presença de diversos especialistas.

De acordo com a programação, a roda de conversa contará com a participação do psicólogo e doutor em psicologia, Pedro Moacyr Brandão Junior; a psicóloga e especialista em psicanálise clínico-institucional, Shirley Dilma da Silva; o psiquiatra e especialista em Saúde da Família, Rodrigo Rizkalla Mota; além da especialista em psicologia médica, Kátia Regina Garcia. A mediação da mesa ficará a cargo da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Resende (CAPSi), a psicóloga Cláudia Alves Jacob, que lembra que o evento é aberto à população, mas que os interessados em participar precisam se credenciar no local, a partir de 18h30min.

De acordo com a Superintendente de Saúde Mental da Prefeitura, Jéssica Pavone, os jovens se tornaram uma grande preocupação na atualidade, quando o tema é o suicídio e a autolesão. Por isso, entre os tópicos que serão abordados no evento estão os desafios para a prevenção desses comportamentos.

- Hoje em dia, infelizmente, esses temas estão muito presentes no dia a dia dos jovens e um dos objetivos desta roda de conversa é levar informação para as pessoas, além de conversar e tirar dúvidas sobre como prevenir esses atos. É importante que a população esteja atenta e saiba lidar com esta realidade, que pode afetar qualquer um - disse a superintendente.

Campanha
Também visando esclarecer e conscientizar a população, em especial os trabalhadores sobre a importância da prevenção ao suicídio, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realiza quarta-feira, 26, de 10 às 16h, no Calçadão de Campos Elíseos, uma campanha sobre o tema. A ação acontecerá na esquina da Avenida Albino de Almeida com a Rua Alfredo Whately.

Setembro Amarelo
Iniciada em 2015, em função do alto número de suicídios registrados no Brasil, a campanha Setembro Amarelo promove eventos e discussões sobre a prevenção a este tipo de comportamento. Em 2017, por exemplo, o Ministério da Saúde constatou um aumento de 12% nos casos de suicídio no país, sendo esta a quarta maior causa de morte entre os jovens.

Foto: ASCOM/PMR