Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 08:06

Matérias - 21/09/2018 | 18h56m

Ipiabas é inserido em roteiro de turismo rural no estado do Rio

Barra do Piraí
A cidade de Barra do Piraí foi agraciada com a criação do Roteiro de Turismo Rural no estado do Rio de Janeiro. Juntamente com mais sete localidades, o distrito de Ipiabas teve seus atrativos de lazer, gastronomia e hotelaria inseridos num farto material que contém dicas para turistas que buscam o contato com a natureza para o descanso, principalmente nos fins de semana.

O roteiro possui, além de Ipiabas, pontos de Angra dos Reis, Cantagalo, Guapimirim, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Paraty e Trajano de Moraes. O guia foi criado pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com o Sebrae.

De acordo com o site do guia de turismo rural, a ideia foi mostrar pontos atrativos de oito localidades no estado, que possam ser chamarizes aos visitantes. São diferentes áreas, que se assemelham pela calmaria em suas atividades, bem como a valorização da cultural rural, como o artesanato, comidas caseiras e uma similaridade com o verde da natureza fluminense. Ipiabas é citado como sendo “um destino perfeito para quem deseja fugir da rotina na cidade grande e se render à calmaria de um recanto charmoso e sossegado”.

Cenários como as fazendas do ciclo do café, além das trilhas - como as que levam à Pedra do Gavião ou Cachoeira da Floresta - e demais atividades, se envolvem com hotéis e pousadas, das mais diversas, num roteiro de tirar o fôlego.

No circuito de Ipiabas, são oferecidos aos visitantes atrativos para três dias. Segundo o diretor de Turismo, Luiz Antônio Zappa, o roteiro vem atraindo cada vez mais turistas para o distrito, mostrando a força e vocação de Ipiabas para este setor.

“Foi muito importante para nós, de Barra do Piraí, estar inserido neste contexto, não somente para os moradores e empresários de Ipiabas. Esse roteiro aponta para um caminho virtuoso para o setor de hotelaria e gastronomia; este segundo ponto que, após sermos inseridos como Polo Gastronômico, deu um novo olhar para esta localidade. Deixamos de ser uma passagem para outras localidades, para sermos conhecidos por nossa vocação, que vai além das comidas e dos pontos turísticos que temos”, aponta.

Zappa frisa que graças a eventos de esportes de aventura, o distrito de Ipiabas também vem sendo reconhecido no estado. Outro ponto destacado pelo diretor, é o fomento dos pratos de degustações à base da tilápia, adotado pelos bares, restaurantes e pousadas local. Pontuou sobre os festivais musicais, também realizados no local.

“Temos hoje, campeonatos de esportes de aventura, como o trekking, que dão visibilidade ao distrito. O visitante vai encontrar calmaria em Ipiabas, mas vai poder praticar atividades das mais diversas, em contato com a natureza encantadora. Sobre a tilápia, hoje somos os maiores produtores do peixe no estado do Rio. Prova de que se consolidou essa cultura é o sucesso do festival com estes pratos. Os festivais musicais, como o Rock in Cover, também vêm fortalecendo nosso distrito”, frisa o diretor.

Para obter mais informações a respeito do guia de turismo rural, o visitante pode baixar o arquivo completo, que está em português e inglês, na página do projeto (turismoruralrj.com.br). Lá o turista pode conferir as atrações de todas as oito localidades escolhidas, bem como perceber, através das fotos, que vale a pena conhecer um pouco mais de Ipiabas, uma serra encantadora que guarda atrativos no Vale do Café.