Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 22:40

Matérias - 19/05/2018 | 17h19m

Menino Imperador é recebido no Cais de Santa Luzia

Angra dos Reis
Como manda a tradição, o Menino Imperador da Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano é o catequizando João Gabriel Pinto dos Reis, 13 anos, foi recebido na Estação Santa Luzia,  por centenas de fieis e personagens culturais que envolvem a tradição. O prefeito, acompanhado da 1ª dama do município; do vice-prefeito; do secretário de Desenvolvimento Econômico; da secretária executiva da Cultura e Patrimônio; e do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Frei Fernando Bezerra, também foram recepcionar o cortejo do império.

A banda Jardim Sarmento e a folia do Divino executaram canções folclóricas para recepcioná-la, criando todo o clima que vai tomar conta da cidade neste fim de semana.

Assim que chegou, o Menino Imperador João Gabriel recebeu das mãos do prefeito as chaves da cidade.

- Parabenizo a todos pela organização desta maravilhosa festa e convido a população para vir prestigiar as tradicionais atividades culturais e religiosas que vão acontecer até domingo em nossa cidade - destacou o prefeito.

Com as chaves na mão, João Gabriel ressaltou o que mudaria na cidade nos dias de seu império.
- Eu gostaria de acabar com a violência em Angra dos Reis - disse o menino, lembrando o tema da festa deste ano: “Espírito Santo, ajudai-nos a superar a violência”.

Depois, João Gabriel e seu séquito seguiram em procissão pelas ruas do Centro, sendo acompanhados por uma grande multidão. A primeira parada foi na 116ª DP, onde simbolicamente um preso foi solto pelo imperador. O cortejo, que contou com a participação dos tradicionais Burrinho, Vaca Malhada e do Bate-Bola, além de representantes das danças dos Lanceiros, Coquinho, Marujo, Velhos e Jardineira, seguiram pela Rua do Comércio, atraindo os olhares de todos. A procissão seguiu até a Igreja Matriz e retornou pela Rua da Conceição até o Convento do Carmo, onde um almoço comunitário foi servido.

- Esta festa renova a fé do povo em um Deus que nos ama e nos cuida. Por outro lado, a tradição cultural ilumina a história, para que sejamos felizes, como Deus quer - destacou Frei Fernando Bezerra, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, organizadora da festa.

As irmãs festeiras, Madalena Aparecida Coelho e Ivonete Coelho Bastos, revelaram a expectativa para a festa no fim de semana.
- Trabalhamos muito para realizar esta festa. Esperamos que todo mundo venha prestigiar, pois é uma festa feita pelo povo para o povo - destacou Madalena, agradecendo os parceiros, entre eles a prefeitura pela ajuda.

Antes da chegada do Menino Imperador à Estação de Santa Luzia, outras atividades marcaram os festejos ao Divino em Angra dos Reis: alvorada festiva e café da manhã com o Menino Imperador.

- Foi muito bonito ver a participação da população na abertura da Festa do Divino e na alvorada festiva. Vejo isso como um resgate histórico que vem crescendo a cada ano. A expectativa até domingo, é que a programação siga conforme o planejado e com a presença do público prestigiando as apresentações folclóricas e as atrações musicais - finalizou a secretária executiva de Cultura e Patrimônio.

Foto: SC/PMAR