Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 23:32

Quatis - 16/03/2018 | 08h20m

Quatis recebe manobras do exército até dia 23

Quatis
Iniciadas segunda-feira, 12, as manobras realizadas por cadetes do quarto ano da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) prosseguem até sexta-feira, 23. Os exercícios dos militares foram autorizados pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), já que durante as manobras os cadetes vão utilizar as dependências das instalações de cinco imóveis do Município. A contrapartida do Exército pela cessão dos prédios públicos na cidade será a prestação de serviços na área da saúde, os quais ainda estão sendo definidos entre os oficiais da instituição e a Secretaria Municipal de Saúde.

Esta é a terceira vez num ano que o treinamento de cadetes da AMAN acontece em Quatis, mediante autorização da prefeitura. Na manobra ocorrida em novembro passado, os exercícios tiveram a participação de 500 militares. Pela utilização das instalações dos prédios municipais, médicos especialistas do Exército realizaram naquele mês mais de 200 atendimentos para moradores.

Agora, em março, a Academia Militar recebeu do prefeito permissão de uso das seguintes instalações: estação de tratamento de água, galpão próximo ao prédio da prefeitura, estação ferroviária do bairro São Benedito, ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário, e os antigos galpões da CBPO, no começo da estrada de acesso a São Joaquim, cuja administração atual é coordenada pela prefeitura.

- As parcerias da prefeitura com outras instituições públicas continuam representando um caminho percorrido pela nossa administração para ampliar a oferta de serviços aos cidadãos e enfrentar os reflexos da crise econômica nacional, que diminuiu o valor de repasses externos ao Município e consequentemente o montante de investimentos destinados à realização de obras e serviços. Há cerca de um ano, aliás, ao ser empossado prefeito da junta militar de Quatis, eu destaquei que o trabalho conjunto com o exército seria uma das nossas prioridades - declarou o prefeito.

Em razão das manobras do exército, é intenso o movimento na cidade causado pela circulação de viaturas da AMAN, o deslocamento das tropas e até mesmo o disparo de tiros de festim. Terça-feira, 13, por exemplo, um helicóptero sobrevoou o Município e alguns exercícios ocorreram no bairro Jardim Independência. O chamado “QG”, local onde fica concentrado o comando dos exercícios, se localiza nos galpões da CBPO. A autorização visando a realização das manobras na cidade foi solicitada ao prefeito Bruno de Souza pelo tenente coronel Flávio Schimitz Júnior, instrutor chefe da seção de instrução especial da AMAN.