Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 00:52

Matérias - 17/01/2018 | 08h12m

MP pede 386 anos de prisão para Eduardo Cunha

Brasília
O Ministério Público Federal em Brasília pediu a condenação do ex-presidente da Câmara e ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 386 anos de prisão por crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, num esquema de cobrança de propina e desvio de recursos da Caixa Econômica Federal.

Os procuradores pedem ainda pagamento de multa no valor de R$ 13,7 milhões por supostos prejuízos causados pela corrupção. O pedido da pena e da multa consta nas alegações finais da última etapa do processo antes da sentença, cujo caso tramita na 10ª Vara Federal em Brasília, com o juiz Vallisney de Souza Oliveira.

O MPF-DF também pediu a condenação do ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a 78 anos de prisão, além de multa de R$ 3,2 milhões, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por ter atuado em conluio com Eduardo Cunha no esquema criminoso na Caixa.

Segundo procuradores que assinam o documento, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves "são criminosos em série, fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa".

“De fato, restou demonstrado no curso da ação penal que Cunha e Alves possuem personalidades voltadas para o crime, para a corrupção em seu sentido mais amplo. São pessoas que não demonstraram ou comunicaram, ao menos até o presente momento, qualquer arrependimento por seus crimes”, afirmam os procuradores.