Sábado, 27 de abril de 2024 | 01:35

Angra dos Reis - 15/01/2018 | 06h23m

Vacina da febre amarela está a disposição em Angra

Angra dos Reis
A prefeitura lembra à população, que a vacinação contra Febre Amarela está disponível e é de extrema importância que as pessoas tomem a dose da vacina e venham se imunizar quanto à doença. Devem ser vacinadas pessoas entre nove meses e 60 anos. Maiores de 60 anos só podem ser vacinados com recomendação médica.

Você pode consultar os dias, locais e horários onde está sendo realizada a vacinação contra a febre amarela na unidade de saúde mais próxima de sua casa ou consultar a agenda de vacinação no site da prefeitura em www.angra.rj.gov.br

Recentemente casos de óbito por febre amarela em São Paulo, preocupou a população e por conta disso, o Ministério da Saúde anunciou uma campanha de emergência para o mês de fevereiro nos estados mais atingidos pela doença: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A Secretaria de Saúde, informa que o município está realizando a vacinação normalmente, de segunda à sexta-feira, em suas unidades de saúde, e nos sábados, dias 20 e 27 de janeiro, e 3 e 17 de fevereiro, ocorrerão campanhas intensivas das equipes de saúde em alguns locais estratégicos de movimento de populares, no sentido de orientar à população a tomar a vacina contra febre amarela.

O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os macacos não transmitem a doença aos humanos. Os macacos podem representar um alerta às autoridades quanto à incidência da doença. Isso porque esses animais também são vulneráveis ao vírus e a detecção de infecções em macacos ajuda na elaboração de ações de prevenção da doença em humanos.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A melhor forma de evitar é por meio da vacinação. A vacina está disponível, gratuitamente, nas Unidades de Saúde. Pessoas de 9 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.