Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 05:42

Quatis - 16/08/2017 | 06h28m

Quatis: prefeitura recolhe quase 140 toneladas de lixo

Quatis
Além de reforçar o chamado pela separação dos materiais recicláveis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destacou hoje a necessidade dos moradores ficarem atentos ao dia certo de circulação do caminhão compactador nos bairros onde residem. Os coletores de lixo também têm constatado que muitas pessoas estão colocando o lixo comum na entrada dos imóveis fora do dia correto de passagem do caminhão. Com isso, as embalagens estão sendo danificadas na maioria das vezes por cachorros e o lixo acaba se espalhando pelas ruas e calçadas.

O lixo comum é recolhido diariamente, nas seguintes comunidades: Centro (domingo); Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos, Barrinha (segunda-feira); Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito, Água Espalhada (segunda, quarta e sexta-feira); São Joaquim, Santana (quarta-feira); e Falcão (segunda-feira).

Nove funcionários da prefeitura são responsáveis pelo recolhimento do lixo comum. O início da coleta começa sempre às 5 horas. Restos de alimentos, madeiras, dejetos humanos, papel usado, sacos de café, cascas de ovo, sementes, folhas de árvores e caules estão entre os tipos de lixo comum recolhido pela Secretaria de Meio Ambiente do Município e levados para o Centro de Tratamento de Resíduos, entidade com a qual a prefeitura mantém um convênio visando o recebimento dos detritos coletados.

Separação de matérias recicláveis
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o chamado para que a população faça a separação dos materiais recicláveis e os coloque na entrada das suas residências nos dias exatos de recolhimento. Atualmente, quase oito toneladas de lixo seco são recolhidos mensalmente pela prefeitura em todos os bairros.

Com objetivo de ampliar a consciência dos moradores sobre a importância da coleta de lixo reciclável, a Secretaria está reforçando a partir deste mês o trabalho educativo nas escolas municipais.

O recolhimento do programa da coleta seletiva acontece nos seguintes dias e comunidades do Município: segunda-feira (Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandópólis); terça-feira (Santa Bárbara, Jardim Independência e Santo Antônio); quarta-feira (Barrinha, Pilotos e Centro); quinta-Feira (Falcão, Joaquim Leite, Boa Vista, São Benedito, Água Espalhada, Nossa Senhora do Rosário e Alto Paraíso); sexta-Feira (São Joaquim e Santana).

- O trabalho diário feito pelos coletores de lixo tem constatado que muitos imóveis ainda não estão fazendo a separação correta dos materiais recicláveis do lixo comum, o que acaba prejudicando a geração de renda para as pessoas que sobrevivem dessa atividade e afetando nossa proposta de investir na coleta seletiva enquanto um caminho importante à preservação do meio ambiente. Diante deste quadro, resolvemos mais uma vez apelar aos moradores no sentido de que adotem este procedimento, ou seja, a separação do que é lixo reciclável e do que é lixo comum - declarou a secretária de Meio Ambiente, Édna Azevedo.

Com a volta às aulas após o recesso de julho, o trabalho de educação ambiental focado especialmente na coleta seletiva será reforçado nas escolas da rede municipal de ensino e através de algumas atividades desenvolvidas pela prefeitura em outros locais. Para esta semana, por exemplo, duas ações estão sendo programadas, uma delas na Escola Municipal Carlos Campos de Faria – Falcão na quinta-feira, 17, e outra na Praça Teixeira Brandão, Centro na sexta-feira, 18. O objetivo é de que no evento da Praça Teixeira Brandão, cada uma das 11 unidades escolares envie pelo menos uma turma.

- Independente do evento na Praça Teixeira Brandão, vamos voltar às escolas e salientar a importância dos estudantes serem multiplicadores junto aos seus familiares e aos seus vizinhos a respeito da necessidade de adesão à coleta seletiva como forma de preservação do nosso meio ambiente - afirmou Édna, acrescentando que o calendário de palestras nas unidades de ensino será divulgado em breve.

Os materiais recicláveis recolhidos diariamente são repassados para sete mulheres previamente cadastradas, que participam de um projeto realizado numa área próximo aos galpões da antiga CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), entre a área urbana de Quatis e a estrada de acesso ao distrito de São Joaquim. A renda gerada pela comercialização dos resíduos é dividida entre elas, a maioria responsável pelo sustento de suas famílias.

São considerados resíduos recicláveis os seguintes tipos de materiais: copos de plástico, sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, potes, canos e tubos de PVC, embalagens pet, tampinhas de garrafas, latas, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, ferramentas, jornais, revistas, papel sulfite/rascunho, papel de fax, folhas de caderno, papelão, caixas em geral, envelopes usados, garrafas, cartazes, potes de conservas e embalagens de remédio, entre outros.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontam algumas das vantagens proporcionadas pela coleta seletiva de lixo. Entre estes benefícios estão a diminuição dos índices de poluição do solo, da água e do ar; a melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população; o aumento da vida útil dos aterros sanitários; a geração de empregos para a população e de receita no caso das pequenas e micro empresas; e a contribuição visando ampliar a consciência ecológica da população.

Fotos: CCG/PMQ