Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 08:53

Matérias - 23/06/2017 | 08h32m

Secretaria de Saúde capacita equipe de farmacêuticos

Volta Redonda
O auditório da Secretaria de Saúde reuniu na manhã de quinta-feira, 22, a equipe de 17 farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde para capacitação. De acordo com o superintendente da Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, o encontro teve como objetivo apresentar aos profissionais a nova organização funcional do setor.

“Há cerca de um mês, a assistência farmacêutica tornou-se uma superintendência dentro da Secretaria de Saúde e com isso foram criadas duas coordenações para melhor atender à população. Logística e abastecimento e qualificação dos serviços farmacêuticos”, explicou Alan.

“Vamos deixar de ser simplesmente entregadores de remédios. Vamos prestar serviços clínicos à população e os resultados no cuidado do paciente serão de qualidade”, completou.

A subsecretária de Saúde, Hélia Paula Brum Maia, também esteve na capacitação e ressaltou a importância da assistência farmacêutica dentro da Rede de Municipal de Saúde.
“Investir em qualificação é uma das principais metas da secretaria”, disse, dando as boas vindas aos profissionais. 

A Superintendência Farmacêutica atende toda rede. A Farmácia Municipal; os SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do Aterrado e Conforto; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho; Centro de Doenças Infecciosas (CDI); Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família; atém das unidades de média complexidade. 

FARMÁCIA CLÍNICA - O objetivo maior das mudanças é a criação da Farmácia Clínica, projeto do Ministério da Saúde, implantado como piloto pelo município de Curitiba.

“Com as adequações, inscrevemos o município no projeto para captação de recursos do ministério para qualificação”, disse Alan, acrescentando que a Farmácia Clínica prevê a implantação de consultório farmacêutico, rastreamento em saúde, conciliação de medicamentos, proposta de intervenção terapêutica e fármaco vigilância.

A farmacêutica Aline Oliveira da Silva Souza está empolgada com a nova realidade da assistência farmacêutica em Volta Redonda.
“As mudanças provocam motivação para o trabalho. O nosso serviço atinge todos níveis de atenção em saúde e tem que ser mais humanizado. Assistência farmacêutica não é entregar remédio. É preciso olhar mais o paciente, o usuário, e esta é a ideia da nova gestão”, disse Aline. 

ESPECIALISTA - Ainda neste encontro, houve a participação do especialista em DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), o pneumologista Gilmar Zonzin, que é presidente da Sociedade de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, para qualificar os farmacêuticos em relação aos novos protocolos clínicos para a doença.

“Trazer especialistas para ampliar o conhecimento dos nossos profissionais em relação a síndromes específicas também é um objetivo dentro da nova estrutura da assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda”, Afirmou Alan.

Fotos: ASCOM/PMVR