Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 11:08

Barra Mansa - 26/04/2017 | 08h08m

Barra Mansa vacinou mais de 11 mil pessoas contra Influenza

Barra Mansa
A Secretaria de Saúde vacinou 11,6 mil pessoas contra a Influenza. Esse quantitativo corresponde à primeira cota de vacinas enviadas aos postos de saúde na primeira semana de campanha, que teve início segunda-feira, 17, vacinando todos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde. Para a segunda semana, foram recebidas mais 6,8 mil doses. Até dia 26 de maio, final da campanha, 45 mil pessoas deverão ser vacinadas.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, a procura pela vacina é contínua e a maioria dos vacinados até agora foram pessoas com mais de 60 anos.
“Em menos de uma semana acabamos com a primeira cota enviada para os postos. Essa semana entramos na segunda cota de vacinas recebidas”, disse.

A vacina imuniza contra os vírus Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. Todas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Postos de Saúde da Família) estão aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.

O grupo contemplado pelo Ministério da Saúde para tomar a vacina é formado por idosos com idade superior a 60 anos; crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas, até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde que atuam na assistência a portadores de H1N1; portadores de doenças crônicas (com laudo médico). Esse ano, o Ministério da Saúde disponibilizou 1.600 doses da vacina para professores da rede pública e privada, do ensino básico e superior.

Pneumo 23 - apenas acima de 60 anos acamados ou asilados
Marlene Fialho destacou que junto com a Influenza, o Ministério da Saúde está disponibilizando a Pneumo 23. “Apenas para pessoas acima de 60 anos acamados ou que vivam em asilos”, enfatizou. A Pneumo 23 é uma vacina utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, infecção generalizada no sangue e até morte.

Cuidados além da vacina
Alguns cuidados diários devem ser tomados além da vacinação. A Influenza é uma doença respiratória, transmitida de pessoa a pessoa através de tosse, espirro e secreções.
“Lavar as mãos frequentemente, colocar a mão na boca ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz com um lenço são cuidados básicos e que podem evitar a transmissão”, alertou Marlene Fialho. Não compartilhar alimentos, copos toalhas e objetos de uso pessoal também são recomendações para evitar a transmissão.

Fotos: CCS/PMBM