Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 11:38

Matérias - 31/03/2017 | 23h09m

Enem: Literatura não tem lista de obras obrigatórias

Brasília
Diferente de outros vestibulares, o Enem não tem uma lista de obras literárias obrigatória para a prova de Literatura. A escolha reflete o objetivo do exame, que, muito mais do que cobrar conteúdo, avalia habilidades e competências do estudante.

“O que o aluno precisa entender é que o texto será sempre ponto de partida para questões mais amplas”, explicou Danislau, professor do Cursinho CPV.

Mas isso não significa que a disciplina tenha uma importância menor ou que seu estudo seja simplificado. Pelo contrário, o aluno precisa ter a perspicácia de perceber tudo que um texto está dizendo.

Nesse sentido, a literatura deve ser estudada enquanto arte, notando que todo texto diz muito mais do que aparenta estar dizendo.

“No parnasianismo, quando lemos a descrição de um lustre, o que temos que ver é a valorização da objetividade e saber o porquê dessa valorização”, destacou Danislau.

Para isso, não tem segredo, apenas trabalho duro. “O aluno precisa estar familiarizado com os estilos e conseguir fazer pontes com outras disciplinas, e isso só é possível com o hábito da leitura”, disse Danislau.