Terça-feira, 23 de abril de 2024 | 21:16

Matérias - 24/03/2017 | 09h21m

UPA do Centro reabre dia 25

Barra Mansa
O prefeito Rodrigo Drable, reabre na manhã de sábado, 25, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Centro, localizada ao lado da prefeitura. Com capacidade para realizar 13,5 mil atendimentos por mês, a UPA vai desafogar a superlotação da Santa Casa, que registrou desde o fechamento da UPA, em agosto do ano passado, um aumento de 100% no número de atendimento no seu Pronto Socorro.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, ressaltou que a UPA é a porta de entrada do sistema de saúde do município.
“É através da Unidade de Pronto Atendimento que vamos realizar procedimentos de saúde dos mais simples aos mais complexos, ofertando à população mais de 350 atendimentos e procedimentos por dia”, explicou Sérgio Gomes. A gestão da UPA ficará sob a responsabilidade da Santa Casa.

A UPA do Centro é classificada como Porte III. Na prática, significa que a unidade tem o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia.

Dotada de cinco consultórios, salas de odontologia, nebulização, medicação, sutura, gesso e raio X, a unidade pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas no Pronto Socorro da Santa Casa.

A UPA realiza o serviço de triagem a fim de verificar a classificação de risco do paciente. Conforme o resultado, ele é encaminhado para a sala vermelha, para pacientes com risco de morte, ou as salas azul ou verde, para atendimento de casos mais simples.

Na unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A Unidade de Pronto Atendimento integra a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

Para reabertura da UPA foram necessários somar esforços. “Conseguimos junto ao Ministério da Saúde a manutenção de uma verba de R$ 1,3 milhão/mês para o funcionamento da UPA. Paralelo a esta ação, reestruturamos o atendimento nas 39 USFs (Unidade Saúde da Família) e nas sete UBS (Unidades Básicas de Saúde) existentes no município. Dessa maneira, a rede de saúde de Barra Mansa volta a funcionar 24 horas por dia”, ressaltou Sérgio Gomes.

Serviço de Atendimento Domiciliar é retomado
Complementando a rede de atendimento de urgência/emergência, a Secretaria de Saúde retomou o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por dois clínicos, dois pediatras, uma assistente social, quatro fisioterapeutas, duas enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e oito técnicos de enfermagem.

O SAD é uma assistência oferecida na residência do paciente, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde. É um serviço complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde.

Fotos: CCS/PMBM