Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 04:44

Matérias - 24/08/2016 | 09h38m

Mercosul se reúne em Montevidéu

Uruguai

Representantes dos países do Mercosul se reuniram para tentar resolver o impasse criado pela transferência da presidência temporária do bloco, que deveria estar sob comando da Venezuela. Delegados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se encontraram em Montevidéu para discutir possíveis soluções à crise.
 

É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro. O impasse começou quando Brasil, Paraguai e Argentina se posicionaram contra a transferência da presidência do Mercosul para Venezuela, cujo mandato corresponde ao segundo semestre de 2016.

Oficialmente, os países acusam o governo venezuelano de não cumprir todos requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação dos presos políticos na Venezuela. No último dia 12, completou-se o prazo de quatro anos dado a Caracas para se adequar às normas do Mercosul.

O Uruguai deveria entregar a presidência à Venezuela no fim de julho, mas, sem um acordo, seu mandato terminou e nenhum país assumiu o posto, provocando um vácuo político inédito. Sem Presidência, o bloco fica imobolizado e incapaz de tomar qualquer decisão regional.